AMCENTRO parabeniza associados que fazem aniversário no primeiro trimestre do 2024

A Associação dos Municípios da Região Centro do Estado, AMCENTRO, tem como objetivo a representação política e institucional, com a finalidade de promover e proteger as causas da região.

Ela engaja-se com os 33 municípios da Região Central, auxiliando em questões que visam assegurar seus direitos, avanços, desenvolvimento e fortalecimento.

Visando o término do primeiro trimestre do ano, a Associação cumprimenta os seus membros que completaram mais um ano de existência. Parabéns e desejos de prosperidade a todos.


Santiago

Conhecido como “Terra dos Poetas”, Santiago é o berço de diversos nomes consagrados na literatura como Caio Fernando Abreu, Antonio Carlos Machado e Aureliano de Figueiredo Pinto. Somado a essa história rica, o presente da cidade é promissor com ações pioneiras nos ramos de sustentabilidade, como as moedas sociais Pila Verde e Pila Azul; educação, a exemplo do frete da leitura e obras importantes espalhadas pelo município, como no prédio da Prefeitura.


São Francisco de Assis

O município possui a sua economia baseada no setor primário e implantou o programa de Agroindústrias – Pacto Jeito Caseiro, com o objetivo de incentivar a permanência do homem no campo, gerando emprego e renda para sua família. Os principais atrativos turísticos são a Praia do Jacaquá; a Gruta São Tomé; a Cascata do Macaco Branco, o Balneário Área Verde; a Praça Coronel Manoel Viana, entre outros destinos.


Faxinal do Soturno

Faxinal do Soturno faz parte da Quarta Colônia de Imigração Italiana no Estado e, como consequência, a cultura do país europeu é marcante nos costumes, hábitos, alimentação, nos monumentos e na vivência religiosa do município. Pode-se destacar a Praça Vicente Pallotti e Igreja Matriz São Roque; Cerro Comprido com a Ermida de São Pio; Gruta Nossa Senhora de Lourdes; Museu Histórico Geringonça e o Museu Fotográfico Irmão Ademar da Rocha como pontos turísticos marcantes.


Agudo

O município, que também faz parte do território da Quarta Colônia e do Geoparque reconhecido pela Unesco, tem despontado com obras de infraestrutura, social, esportes e saúde. Além de abrigar a Cascata Raddatz, o Cerro da Figueira, o Instituto Cultural Brasileiro-Alemão de Agudo - ICBAA, a Praça dos Dinos e os populares eventos: Volksfest e a Festa do Moranguinho e da Cuca.


Pinhal Grande

Município integrante do Geoparque Quarta Colônia, destaca-se pelas atividades primárias da agricultura (soja, milho, feijão, fumo) e da pecuária. Além disso, a produção de vinhos e cachaça merecem menção. Seus pontos turísticos são A Cruz de Natividade; a Cascata do Fio Azul; o Mirante do Paga Peão; as Escarpas Alagadas e o Moinho Rubin. No território, está instalada a Hidrelétrica de Itaúba, considerada a maior usina no Rio Jacuí, com quatro geradores e 500 megawatts de potência.


Quevedos

O município encontra-se a 78 km de Santa Maria e tem forte tradição religiosa. Sua principal fonte de renda é a agropecuária com plantações de soja, fumo, produção de leite e criação de ovinos. Um dos importantes projetos em implantação é uma rota turística para fomentar e divulgar o turismo rural, através de suas belezas naturais e cenários deslumbrantes que encantam os moradores e visitantes.


São João do Polêsine

O Município integra o Geoparque Quarta Colônia, abriga o Centro de Apoio à Pesquisa Paleontológica da Quarta Colônia (Cappa) e é a Terra dos Dinossauros mais Antigos do Mundo. Suas bases econômicas são a agricultura, com foco no arroz, e o turismo, com seus dois distritos, Vale Vêneto e Recanto Maestro.


São Martinho da Serra

A origem do município remonta às disputas territoriais entre Portugal e Espanha pelas terras. O tratado de Santo Ildefonso estabeleceu uma linha divisória que passava exatamente nas terras de São Martinho. Em 20 de março de 1992, desmembrou-se de Santa Maria e ganhou autonomia político-administrativa. Seu principal ponto turístico é Salto Guassupi, assim como diversas cascatas, cachoeiras e cânions.


São Pedro do Sul

O município surgiu quando ocorreu doação de 14 hectares de terra para edificação de uma capela e distribuição gratuita de terrenos para quem quisesse residir no local. Pertenceu a Santa Maria até o ano de 1926. A Casa de Cultura São Pedro, os Museus Walter Ilha e Histórico Fernando Ferrari, somada a Pedra Grande, que é um dos maiores monumentos de gravuras rupestres do Rio Grande do Sul, com inscrições de mais de 3000 anos, são os atrativos turísticos de São Pedro do Sul.


Vila Nova do Sul

O município, que é repleto de belezas naturais, nos primórdios foi chamada de São João Velho, sendo elevada à categoria de vila do município de São Sepé em 1916, com o nome de Vila Nova. O nome da cidade deve-se ao fato de ser uma cidade panorâmica, que se ergue majestosamente no centro do Estado.


Restinga Sêca

Restinga Sêca foi emancipada no dia 25 de março de 1959. A formação étnica do município é composta predominantemente por quatro etnias: alemã, italiana, portuguesa e afro-brasileira, produzindo assim, uma diversidade cultural. O Balneário das Tunas, o Centro de Eventos, a Estação Férrea, o Monumento Iberê Camargo e as Termas Romanas são os pontos turísticos de maior destaque.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Final do Gauchão com mais emoção na KTO

Próximo

Final de semana de futebol na KTO

publieditorial